Escola Roberto Santos entregue à comunidade de oito bairros de Itabuna
A reforma da Escola Municipal Roberto Santos era uma antiga reivindicação de estudantes, professores, pais de alunos e comunidade do Jardim Primavera. Inaugurada há 28 anos, a unidade havia passado por uma reforma parcial há 12 anos. A pintura, deteriorada pelo tempo, incomodava. Portas quebradas, telhado com problemas e redes elétrica e hidráulica desgastadas deixavam o espaço pouco atrativo e inseguro.
“Transformamos a solução destes problemas em prioridade. Era preciso dar aos alunos a satisfação de estudar nesta escola. A luta através do diálogo com o governo municipal valeu a pena”, revela José Ricardo Bispo dos Santos, pai de Clara Gabrieli, representante dos alunos no Conselho Gestor da escola.
Na terça-feira, dia 28, quando Itabuna comemorou 105 anos de emancipação política, a comunidade recebeu a escola totalmente reformada pela Prefeitura na administração do prefeito Claudevane Leite. A dona-de-casa Maria Nascimento, de 22 anos, levou a filha Mirele (6) para ver de perto a nova escola. “Todos os dias passava de ônibus pela porta, via a transformação e contava a ela quando chegava em casa. Minha filha estava ansiosa para ver de perto como ficou a escolinha”, informou.
Além de uma nova pintura, a escola ganhou melhorias nas redes elétrica e hidráulica e nas condições de esgotamento dos conjuntos sanitários, reforma do telhado e construção de área de lazer. Um moderno projeto paisagístico e uma área de convivência para alunos ganharam adaptações, passando a atender às exigências do Ministério da Educação.
Laboratório de Informática - Para além da estrutura física, a escola ganhou novos atrativos pedagógicos. Um laboratório de informática, cujos equipamentos, até então, eram usados apenas para pequenos trabalhos escolares. Agora está interligado em rede e na internet, com maior número de equipamentos à disposição do alunado. Najara Santos e Elisângela Conceição levaram as filhas Ingrid Steffany (9) e Carla Fernanda (7) para conhecer o novo espaço. “Agora dá gosto até pra mim”, elogiou Elisângela. “Amei”, resumiu Najara.
De acordo com o prefeito de Itabuna, a Escola Roberto Santos foi beneficiada pelo Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional, que já investiu de mais de R$ 3 milhões em recursos próprios da Prefeitura, na recuperação e ampliação da rede municipal. Trinta das 100 escolas municipais já foram beneficiadas.
Somente no primeiro semestre deste ano, sete escolas foram entregues depois de reformas. “Este é o maior programa de recuperação de escolas da história de Itabuna. Esta cidade será bem melhor quando as pessoas entenderem que os filhos dos outros são todos filhos de Itabuna e merecem, em condições de igualdade, uma educação de qualidade”, disse Claudevane Leite.
Valorização dos professores - Além da recuperação das escolas, Vane destaca a ampliação, no atual governo, do percentual aplicado na Educação. Saltou de 22, em 2012 para mais de 27%, atualmente. Em dois anos e meio, os professores da rede municipal de ensino tiveram um reajuste salarial de 26%.
Em Itabuna, 53 professores municipais fazem cursos de mestrado, outros cinco fazem doutorado e o município está graduando 20 novos educadores. “Estamos realizando um trabalho de recuperação das estruturas e valorização de pessoal em reconhecimento. Estamos no caminho certo”, revela a secretária de Educação, Dinalva Melo do Nascimento.
Na solenidade na Escola Roberto Santos estiveram presentes, além do prefeito Claudevane Leite e da secretária de Educação, o deputado federal Davidson Magalhães, o vice-prefeito Wenceslau Júnior; secretários municipais, vereadores, dirigentes escolares e professores, além de pais e alunos da unidade escolar que atende 190 crianças das comunidades do Jaçanã, Novo Jaçanã, Vila Anália, Urbis IV, São Caetano, Sarinha Alcântara, Pedro Jerônimo e Jardim Primavera.